O rotavírus é um vírus estomacal altamente infeccioso e uma das principais causas de gastroenterite, uma condição que causa diarreia e vômito.
Evidências moleculares mostraram fortes semelhanças entre o rotavírus e os auto-anticorpos das ilhotas pancreáticas. O fato de o rotavírus imitar antianticorpos pancreáticos valida a hipótese de que o rotavírus possa desencadear diabetes tipo 1.
Pesquisadores da Universidade de Melbourne Austrália observaram uma redução de 41% na incidência de diabetes tipo 1 entre as crianças que foram totalmente vacinadas contra a infecção por rotavírus.

Adendos importantes:
1. Fique atento às datas de vacinação contra o Rotavírus e discuta com o pediatra qual é a melhor vacina pra o seu filho!
2. Saiba que a vacina fornecida pelo posto de saúde (VRH1) contém apenas 1 cepa de rotavírus vivos “enfraquecidos”, enquanto a das clínicas particulares (VHR5) são compostas por 5 cepas de rotavírus vivos “enfraquecidos”.
3. Mais informações sobre a vacina de rotavírus em https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponíveis/vacina-rotavírus
4. Fonte do post: Revista PLOS Pathogens; edição de outubro de 2019.

Olá! Como vai?
Em que posso te ajudar?